Plantas Medicinais



ALHO
Planta bolbosa perene, com origem na Ásia.
Possui propriedades anti-bacterianas e anti-micóticas, actua eficazmente no sangue removendo o colesterol, previne troboembolias e ateroesclerose. Deve ser utilizada em estados gripais, sinusites, bronquites. Ao nível cutâneo actua sobre micoses.

Contra-Indicações: hemorragias activas, pré e pós operatório, interacções com tratamentos de anticoagulantes, trombocitopenias.







CHÁ-DE-JAVA

Arbusto originário da Ásia Tropical e Austrália, também conhecido por Ortossifon, a sua prescrição é comum em regimes de emagrecimento. Na sua composição podemos encontrar sais de potássio, flavonoides e saponósidos que aumentam a diurese, por esta razão atua em casos de edemas, níveis elevados de ácido úrico, inflamações genitais e urinárias. Possui eficácia sobre níveis elevados de colesterol bem como hipertensão arterial.



Contra-Indicações: Insuficiência renal e cardíaca, obstrução das vias biliares



EQUINÁCEA

Planta herbácea vivaz, originária dos EUA.
Para além de ser uma planta com propriedades estimuladoras do sistema imunitário, apresenta ainda propriedades anti-virais e anti-inflamatórias.

Indicações: sintomas gripais, patologias do sistema respiratório (bronquite, rinite, sinusite), doentes submetidos a tratamentos de quimioterapia. Ao nível externo apresenta eficácia em feridas, acne, entre outras patologias inflamatórias da pele.

Contra-Indicações: gravidez, aleitamento, hepatites, Esclerose Múltipla, SIDA e/ou outras doenças imunológicas