segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

SÍNDROME DE MÉNIÈRE


 A doença de Ménière pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais frequente em adultos entre 30-50 anos, e é muito rara em crianças. Há uma discreta preponderância em mulheres.
Caracteriza-se por crises recorrentes de zumbidos, perda auditiva e vertigem acompanhados por uma sensação de pressão no ouvido, distorção de sons e sensibilidade ao ruído. As crises duram na maioria das vezes breves minutos.

Etiologia da Patologia na Medicina Convencional:
A parte interna da orelha é também designada de labirinto, formada por escavações no osso temporal (osso lateral do crânio), revestidas por membranas e preenchidas por líquido (endolinfa e perilinfa). Na parte anterior do labirinto podemos encontrar o Sistema Vestibular responsável pelo equilíbrio, este funciona continuamente e de forma inconsciente.
A endolinfa é continuamente produzida e absorvida e admite-se que uma alteração na sua absorção, com consequente aumento de sua quantidade, seja o mecanismo que dará origem á doença de Ménière.

Quadro Clínico:
A crise típica da doença de Ménière inicia-se por:
                - Sensação de pressão no ouvido
                - Diminuição da audição
                - Zumbido
De seguida surgem sintomas como:
                - Vertigens com sensação de rotação
                - Desequilíbrios
                - Náuseas
                - Vómitos

O tratamento da doença de Ménière é orientado no sentido de atenuar os sinais e sintomas das crises e evitar novos ataques. No decurso de um episódio agudo, é conveniente permanecer na cama o mais sossegado possível e com os olhos fechados, ao mesmo tempo que costuma ser útil a administração de fármacos anti-histamínicos, sedativos e anti-eméticos (contra os vómitos). Durante os períodos mais calmos, tentando evitar ou atrasar novos ataques, o médico pode indicar uma dieta pobre em líquidos e em sal, por vezes complementada com a administração de diuréticos, anti-histamínicos, sedativos ou ansiolíticos. (in http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=546)


Etiologia da Patologia na Medicina Tradicional Chinesa:
     - Desequilíbrio Emocional
Raiva, frustração, ressentimentos, rancor afectam energeticamente o órgão Fígado, ao ficar energeticamente exacerbado afectará a cabeça.

     - Excesso Trabalho ou Excesso Actividade Sexual
Caso haja durante alguns anos uma vida de excesso de trabalho e/ou actividade sexual sem descanso adequado, leva ao enfraquecimento do Rim, deixa de ter capacidade para nutrir o cérebro.
               
     - Dieta Alimentar desequilibrada
O consumo excessivo de alimentos de elevado teor em lípidos, lacticínios ou apenas uma alimentação irregular enfraquece a energia do Baço originando Humidade/Mucosidade, aliado a outras deficiências energéticas, haverá uma estagnação de energia, a sua falha na cabeça provocará vertigens.

Síndromes Possíveis na Medicina Tradicional Chinesa

Subida de Yang do Fígado
     Aparecimento súbito de vertigens e zumbidos, agravamento dos sintomas com estados de instabilidade emocional, irritabilidade ou depressão, tendência para acessos de raiva, náusea, maçãs do rosto vermelhas, sabor amargo na boca, boca e garganta secas, congestão das conjuntivas, suores nocturnos, agravamento dos sintomas com estados febris
    Língua vermelha com capa fina e amarela
    Pulso rápido em corda

Fogo no Fígado
   Face vermelha, sede, fezes secas, urina escassa e escura
   Língua com capa seca e amarela
   Pulso rápido, cheio e em corda

Vento Fígado
   Crises de vertigens mais severas com perda de equilíbrio e tremores

Humidade-Mucosidade do Baço
 Vertigens que agravam com movimento, sensação de peso na cabeça ou só no ouvido, sensação de peso na cabeça como se esta estivesse apertada por um lenço, sonolência, náuseas, vómitos, pouco apetite, astenia física
  Língua inchada com capa pegajosa
  Pulso deslizante

Deficiência de Qi e Sangue
 Vertigens que agravam com esforço físico, agravam com movimento, aparecimento repetido de vertigens, voz fraca, fezes moles, astenia física, face pálida
  Língua pálida
  Pulso fraco e fino

Deficiência Essência do Rim
  Vertigens e zumbidos que aparecem sucessivas vezes, diminuição da acuidade auditiva, inactividades, astenia, lombalgia tipo moinha, fraqueza dos membros inferiores
  Língua vermelha com pouca capa ou ausência de capa
  Pulso rápido e fino

Acupunctura apresenta 95% de resultados na patologia acima descrita.


Sem comentários:

Enviar um comentário